CLASSIFICAÇÃO DAS ARMAS QUANTO AO TAMANHO

Fuzis, rifles, carabinas

O emprego dos nomes fuzil, rifle e carabina se confundem um pouco. Por exemplo, uma arma portátil calibre .223Rem pode ser chamada por fuzil, rifle ou carabina dependendo da versão.

O nome “rifle” deriva da palavra da língua inglesa que significa “raia”. Tecnicamente qualquer arma longa raiada pode ser designada como “rifle”.

Armas longas raiadas de menor dimensão e de baixa potência são normalmente chamadas de carabinas. São exemplos: Car .30M1, Car .38, Car .44, Car .22 e outros.

As armas longas com maiores calibres e de maiores dimensões costumam ser chamadas de fuzil e quando possuem versões de menores dimensões e compactas podem ser chamadas de carabinas (e.g.: a carabina Mauser 7x57mm é a versão menor do fuzil Mauser 7x57mm).

Alguns fuzis podem ser desmontados e montados conservando a regulagem da pontaria para facilitar o transporte, são chamados de “Take down”. Outros, além de desmontáveis, permitem a utilização de outros calibres, bastando mudar o cano e, às vezes, a cabeça do ferrolho, são chamados de “combo”.

Bullpup

Algumas armas possuem uma configuração onde o alimentador se localiza posterior ao gatilho. Esta configuração, conhecida por “bullpup”, reduz o comprimento total da arma e posiciona o centro de gravidade – CG – da arma mais próximo ao ombro do atirador. Por outro lado, com exceção das que ejetam para baixo, são necessárias maiores adaptações para poderem ser ambidestras e necessitam tirantes mais longos entre o gatilho e o percussor.

Acima e a direita um  fuzil DTA .338 Lapua Mag de repetição bullpup, nota-se o segundo cano 7,62×51 na mesa

Espingardas 12GA semi-auto da DECIMA com canos semelhantes mostrando a redução do total comprimento do modelo bullpup

  • Início
  • Fuzis, rifles, carabinas e bullpup

© CCTRB. All rights reserved. Powered by TDA Design.