Taymir, a Sibéria mais ao norte

Localizada ao norte da Sibéria, a península do Taymir é uma opção para quem estiver em busca dos grandes lobos árticos que alcançam até 90kg. Para uma caçada desta são necessários muitos preparativos, principalmente por causa do frio extremo que se enfrenta, com temperaturas abaixo de -45ºC e, apesar de toda preparação, não há garantia de sequer ver um lobo, mas as recordações serão inesquecíveis

Tendo em vista a agilidade e velocidade dos lobos, recomenda-se utilizar armas semiautomáticas ou espingardas 12GA. Não são admitidas armas com aspecto de rifle de assalto. Carabinas .30M1 e rifles semiautomáticos em modelos de caça são aceitos, é prudente confirmar com seu guia se sua arma será aceita. Com relação ao aparelho de pontaria, lembre que os animais estarão em movimento e que o atirador estará com óculos de esquis, portanto mira aberta ou luneta de baixa potência vão facilitar sua pontaria. Se for utilizar mira tática procure uma russa ou preparada para temperaturas árticas. Marcas famosas sequer ligaram, e quando  ligaram, já no acampamento, não foi possível identificar o retículo em razão da intensidade do branco do ambiente.

É possível conseguir uma conexão de Moscow para Norilsk no mesmo dia. Confira os horários dos vôos e programe sua viagem para pousar cedo em Moscow. Garanta bastante tempo para poder desembaraçar suas armas e embarcá-las nos vôos da tarde que partem para Norilsk. A presença do guia – “outfitter” é muito importante na sua chegada!. A polícia é muito gentil, porém a língua é um obstáculo e o processo leva algum tempo, principalmente se estiverem próximos a troca de turno. Caso opte por decolar no mesmo dia da chegada preste atenção para que seu vôo de conexão decole do mesmo aeroporto por onde você pousou.

Existem dois grandes aeroportos  internacionais em Moscow – Scheremetievo II e Domodedova – eles são bem distantes um do outro e o transito pode pregar surpresas. As companhias “Nordstar” e “S7” realizam vôos para Norilsk decolando 2100H e 2300H. Por fim esteja com seus casacos, luvas, gorros e cachecol na mochila prontos para vestir porque a chegada em Norilsk vai ser gelada.

Apesar do frio intenso, não será uma caçada muito demandante de preparo físico, mas vai exigir técnica para uma pontaria rápida e precisa, é bom praticar seu tiro em alvos móveis. Os lobos são muito velozes e mudam rapidamente de direção. Só que antes de tudo é necessário localizar as manadas de caribou e a partir delasidentificar os rastros das alcatéias de lobosque se alimentam do caribou. Se não for possível localizar as manadas de caribou, dificilmente será possível sequer ver um lobo ártico.   

Em março não é possível andar a pé, os deslocamentos serão feitos por trenó e hovercraft. As bases serão confortáveis e aquecidas e a alimentação será quente.

Durante a caçada o lanche será carne de sol, presunto, bacon defumado, pão e doces servidos com chá bem quente. O primeiro dia normalmente é utilizado para acostumar os caçadores a pilotar os trenós e se acostumarem com o frio.

A região é muito mais fria do que se pode imaginar, tão fria que dificilmente caçadores de fora conseguem comprar material apropriado antes da viagem. Botas e calças são um grande problema. As calças usadas são na verdade casacos de perna! E as botas adequadas parecem ser de astronauta, não vai adiantar levar botas para com indicação de -45ºC usadas nos Alpes. Uma marca conhecida que se usa na península, sem qualquer intenção de fazer propaganda, é a “Baffin” – com indicação de -60ºC. Os guias estão acostumados com caçadores chegando com material inadequado, assim que olham as nossas botas sabem se vão ou não servir. Eles podem dispor  de material para emprestar. É bom conferir se sua base vai dispor de “calças-casacos” e botas para emprestar. É sempre bom levar um binóculo, mas haverá pouca oportunidade para utilizá-los. Como o deslocamento é feito em fila indiana somente o “ponta” terá mais condições de utilizá-los.

O tempo vai ser o fator determinante do sucesso desta caçada. A partir da segunda quinzena de março o frio terá  diminuído possibilitando o deslocamento nos trenós. Mas o frio ainda será perigoso, ainda mais com o vento. As manetes dos trenós possuem capas para as mãos e aquecimento que pode ser controlado pelo polegar.

O óculos de esqui é obrigatório. Para os que usam óculos de grau e  não gostam de lentes de contato, existem alguns óculos de esqui maiores que se adaptam por cima dos óculos. De vez em quando os óculos de grau embaçam e será necessário encontrar um “macete” para eles desembaçarem. Quando eles embaçarem, não tire a máscara! Se tirar a máscara, a condensação congela de imediato e vai ser difícil descongelar. Uma forma de evitar que os óculos embacem, é deixar um espaço livre acima dos óculos de esqui para que o ar quente saia por cima. Mas será necessário proteger a pele exposta. Os guias vão lhe emprestar um pouco de graxa de urso para esse fim. 

Prepare sua arma para o frio ártico, as especificações de algumas armas não prevêem o uso sob temperaturas árticas, uma dica é secar todo o óleo do mecanismo. Uma famosa marca européia congelou e não conseguiu disparar. As armas são transportadas ao lado dos trenós e vão ser bem demandadas para suportar o frio.

Parceiros

© CCTRB. All rights reserved. Powered by TDA Design.